domingo, 10 de abril de 2016

A CARTA QUE SINTO O MEU NETO ME ESCREVERIA

Vóvó querida,
Olho-te deste sítio magistral onde em espirito me encontro e percebo-te a chorar. Na terra habituámo-nos a chorar as partidas e a regozijarmo-nos com as chegadas. Confesso-te que, neste plano e bem vistas as coisas, nada de mais ridículo pode haver. Afinal, toda a chegada marca indiscutivelmente uma partida, bem como toda a partida, nos leva no sentido de uma nova chegada.
Talvez por isso, quero relembrar-te que não é por mim que choras, mas sim pelo apego que ao meu corpo tinhas.
Mas eu Vóvó, fui e serei sempre muito mais que um corpo.
Tu sabe-lo, porque saber é sentir. E, foi assim que neste mundo sempre sentiste. 
A minha partida apenas te veio relembrar intrínsecas coisas vitais, que a vida mundana nos faz esquecer.     
Confesso-te até que, esta luta constante que os humanos têm entre a matéria e o espirito, sempre me deixou boquiaberto. Estar na Terra é bem mais complexo do que estar aqui onde hoje em paz me encontro.
Há quem lhe chame céu, há quem lhe chame paraíso e há até quem não lhe chame nada. Que importam os nomes, se o inominável é o que se sente muito para além do que se vê?  
A alma que sou é eterna e o corpo que escolhi como veículo apenas se adiantou ao teu neste regresso a casa. Esta poderá até ser mais uma das nossas brincadeiras - cortei a metaaaa antes de tiiiii vóvó!!! :-) 
Mas o mais importante mesmo é a nossa grande aprendizagem. Por isso se fores muito honesta CONTIGO Vóvó, perceberás com este meu “adiantamento” que nem sequer um intervalo temporal nos separará, pois só o meu corpo partiu EU estou e sempre estarei AQUI.
Então, o que temes afinal?
Presença é presença.
Não queiras vestir a casaca daqueles que não tocam o espirito e desabam num luto negro sem abraçar a pureza branca que é a paz de partir.
Honra a tua dor, porque és matéria.
Mas não te distraias.
Porque a dignidade não está a dor, mas sim na paz que sentes por saberes nas tuas células que passamos pela terra, mas pertencemos ao céu.
Não deixes que a dor tome conta de ti, aprende a seres tu a tomar conta dela.
A acolhê-la, a atravessá-la, a gastá-la com a mesma simplicidade com que gastas o shampoo que tens na tua banheira.
A vida é muito simples, Vóvó.
Foi isso que te vim relembrar no tempo que me foi destinado na terra.
Confesso-te que até me ri, quando escutei alguém dizer que parti cedo demais.
Os cronómetros humanos a quererem sobrepor-se ao propósito intemporal da alma, mas ao mesmo tempo a perceberem que nada controlam.            
Sei a importância que dás à Vida, por isso quero que saibas que me CUMPRI.
Fui até aí, numa viagem muito bem definida.
Levar-vos a VERDADE, o AMOR e a VIDA, tal como fez o Mestre Jesus.
A ti, especialmente relembrei-te a pureza contida na inocência de ser quem se é, sem rebuscações ou jogos.  
Dotado pela inocência, ensinei-te da forma mais pura e altruísta que consegui.
Se reparares não te dei um único conselho, mas dei-te milhões de exemplos.
Ensinei-te a entrega incondicional.
O “fora-de-horas”, o “ a-qualquer-momento”, o “não-importa-mais-nada”.
Ensinei-te que a partida tem leveza, desde que intuída pela alma, e não interpretada pela mente. 
Ensinei-te que a luz impera sempre sobre a escuridão e que as bênçãos existem mesmo nas alturas em que a tristeza toma conta de nós.
Mostrei-te a força da tua fragilidade e a esperança que a todos consegues levar sempre que aceitas que as coisas são como são e não como gostarias que elas fossem.
E, no fundo sei que aceitaste que o que vivi foi o que tinha de ter vivido.
Não te confundas, Vóvó.
Podes até continuar a dormir agarrada ao meu Mickey, desde que saibas que nunca dele precisarás para chegares até mim.
Não fui, ESTOU.
Não fui, SOU.
Nenhum plano poderá separar o que um dia o AMOR uniu.

Abraço-Te na Luz maior,

Neturu (como me chamas na brincadeira)  

7 comentários:

  1. "Não deixes que a dor tome conta de ti, aprende a seres tu a tomar conta dela.
    A acolhê-la, a atravessá-la, a gastá-la com a mesma simplicidade com que gastas o shampoo que tens na tua banheira." Um grande abraço Cristina

    ResponderEliminar
  2. "Não deixes que a dor tome conta de ti, aprende a seres tu a tomar conta dela.
    A acolhê-la, a atravessá-la, a gastá-la com a mesma simplicidade com que gastas o shampoo que tens na tua banheira." Um grande abraço Cristina

    ResponderEliminar
  3. é sábio o neto que canalizas... estou contigo e mando-te o meu amor. estou numa fase complexa da minha vida, de grandes incertezas que não sei quando se definirão, mas um dia marcamos um encontro para partilhar passados e futuros, tudo no presente...

    ResponderEliminar
  4. Quem é esta mulher que em sábias palavras nos contou a sua dor mas que com tanta subtileza consegue escrever uma carta a si própria do neto que adora.Abençoada seja e obrigado por ter partilhado connosco tão sábias palavras
    Parabéns você é a melhor vovó do Mundo

    ResponderEliminar
  5. Quem é esta mulher que em sábias palavras nos contou a sua dor mas que com tanta subtileza consegue escrever uma carta a si própria do neto que adora.Abençoada seja e obrigado por ter partilhado connosco tão sábias palavras
    Parabéns você é a melhor vovó do Mundo

    ResponderEliminar